Os cinco mais importantes eventos de 2010

O que será 2010 lembrado por? Nos últimos anos, eu tenho dedicado minha última coluna de Jornal do ano à cotação cinco eventos mais importantes dos últimos doze meses. Desta vez eu decidi fazê-lo no blog, uma vez que é um tema que merece ser debatido. Aqui estão as minhas picks:

1. Congresso passa a reforma dos cuidados de saúde (Março): eu acho que existem dois possíveis candidatos de política interna americana este ano. Se você incline para uma visão sombria do destino da administração Obama, as eleições intercalares destacam como o evento chave – a vitória de republicanos na Câmara dos deputados, que o sonho de Obama tinha acabado de sinalização. Se você ainda se incline para uma visão otimista da Obama, a passagem da reforma da saúde – um pedaço de Marco histórico da legislação social - é mais importante. Desde que eu estou lutando para ficar para trás e acho que eventos serão ainda parecer significativos no tempo de uma década, eu vou optar pela reforma de cuidados de saúde. Desde que ele não é desmembrado pelo Congresso, esta é uma conquista de Obama que ainda poderia classificar com as grandes reformas sociais da era do New Deal.

2. A crise da dívida Europeu (A saga de durante todo o ano, infelizmente): O ano começou com receios de falência grega; Ela terminou com o bail-out forçado da Irlanda – e com crescentes temores de que Portugal e Espanha ainda poderiam ser o próximo da lista. Se a crise da dívida Europeu transforma-se a segunda etapa da crise financeira global, ou leva à dissolução do euro, então eu acho que ele teria um bom crédito para ser o evento mais importante do ano.

3. A China como número dois: (agosto), enquanto as economias Europeu e americano lutaram, China cresceu. Talvez a China irá pop em 2011. Mas os últimos doze meses certamente foi um ano de triunfalismo chinês. Alguns podem optar a Expo Xangai como o melhor símbolo do espírito do ano. Gostaria de ir para um símbolo mais abstrato – o momento, supostamente em agosto, quando a economia chinesa superou a do Japão em tamanho e se tornou o segundo maior do mundo. Talvez não inteiramente por coincidência, houve um aumento das tensões Japonês-Chinês pouco tempo depois.

4. O Prêmio Nobel de Liu Xiaobo e a condenação de Mikhail Khodorkovsky (ambos em Dezembro) – por que ligar estes dois eventos juntos? Porque eles ilustrado que a globalização e o crescimento económico não pode sufocar completamente confrontos de valores entre os mundos democráticos e autoritários. Ou, para colocá-lo mais diretamente, que China e Rússia ainda podem ser um pouco sinistra coloca esse atropelar toda sobre pessoas que desafiam o governo.

5. A Copa do mundo da África do Sul (Junho-Julho) – um pessoal indulgence talvez, porque eu estava lá. Mas este não era apenas o ano da China, foi também o ano de mercados emergentes em geral. Tendo em conta toda a emoção Brasil, talvez a aposentadoria de Lula é um evento mais significativo. Mas – os dois eventos – não há nenhuma dúvida que a Copa do mundo mandou atenção um pouco mais internacional e também simbolizava a confiança crescente das potências emergentes.

Esta é minha lista. Naturalmente, há muitas coisas que eu perdi. Pareceu-me ser um ano particularmente ruim para as catástrofes naturais – o haitiano terremoto, as inundações paquistaneses, os incêndios florestais russo. Havia também outros acontecimentos políticos notáveis - visita da Obama à Índia e ao eixo U.S.-Indian emergente tornou quase até a lista. Eu estava tentado a incluir a eleição de David Cameron e o fim do novo Partido Trabalhista – mas vamos ver o que Cameron realmente faz no escritório. Acho que eu poderia ter lancei na demissão do General Stanley MacChrystal como comandante no Afeganistão-, mas que foi mais de um acidente, em seguida, um ponto de viragem. E talvez devemos dar graças que – para todos os rumores sinistro – Coreia do Norte, Irã, nem Iraque, nem o conflito israelo-árabe forçou seu caminho até a lista deste ano.
Previous
Next Post »