Deco: o Brasil poderia produzir melhores jogadores

Agora 34 anos de idade e impregnada com o auto-confiança que as medalhas um escalonamento 21 vencedores que abrange quatro países diferentes traz, Brasil-nascido ex-meio-campista Deco Portugal é claramente à vontade com que está sendo entrevistada.


Na agenda para a conversa duas vezes vencedor da UEFA Champions League com FIFA.com eram assuntos, incluindo sua forma de 2012 bom para o Fluminense, comparações entre o futebol brasileiro e europeu, o ex-companheiros de equipa Lionel Messi e Cristiano Ronaldo e um jogador que sente que pode já coincidir com aquele par ilustre em termos de capacidade técnica: Santos Neymar estrela.

FIFA.com: Depois de passar 13 anos na Europa, você está indo agora em sua terceira temporada no Fluminense, algo que só tinha feito anteriormente no FC Porto e Barcelona. Você agora me sinto totalmente em casa no clube?
Deco: Olha, no começo eu achei voltando para o Brasil muito complicado. Isto ocorreu principalmente porque eu tinha uma série de lesões, o que tornou difícil para mim resolver, mas também houve problemas em termos de infra-estrutura. Claro que as coisas são diferentes aqui, especialmente porque eu tinha sido usado para os mais altos padrões possíveis no FC Porto - o clube com a melhor infra-estrutura em Portugal - e em dois clubes de massa, nos casos de Barcelona e Chelsea. Mas eu estou totalmente resolvida e feliz agora.

Essa série de lesões que você menciona ainda fez você considerar a possibilidade de sua carreira ao fim, não é?
Sim, isso mesmo. Fisicamente eu me senti muito bem, desde que eu voltei, mas as lesões sucessivas realmente me bateu duro. Isso porque nessa fase de sua carreira, depois de tantos anos de treino e de viagem, você começa a sua motivação de jogar e competir. E sem isso, eu comecei a me perguntar se era realmente vale a pena continuar. Quando você está começando em sua carreira, você sabe que você tem sua vida inteira pela frente, mas, naquela época, eu achava difícil ver o ponto em manter indo que eu não era capaz de entrar em campo .

Apesar de ajudar as estatísticas não são sempre gravado, você concorda que, ao longo de sua carreira você pode ter criado mais gols do que você marcou?
Não há 'pode ter' sobre isso, eu acho que eu definitivamente tenho! (Risos) Claro que eu gosto de marcar golos, mas eu nunca fui obcecado por ela. O que eu realmente gosto é o papel do craque de - sabendo que ritmo da equipe depende de mim. Eu prosperar essa responsabilidade.

Você sempre se sentiu dessa maneira, até mesmo como um jovem jogador?
Sempre. Mesmo em um nível pessoal, eu sempre fui tão satisfeito com a construção de um movimento que termina em uma meta de quando eu me marcar. Claro, ao longo do tempo, eu também mudei o meu estilo. Não só porque eu perdi um pouco da minha explosão física e aceleração, mas também porque eu aprendi muito sobre como jogar como uma equipe. O Barcelona é um bom exemplo: eles são um time que está sempre repleto de grandes jogadores, mas nenhum deles drible para o bem dela, só quando precisar.

Agora que você está de volta ao Brasil, você acha que a atitude predominante é muito diferente da abordagem do Barça?
Por mais talento que nós tivemos aqui, o futebol brasileiro sempre foi sobre o toque e os passes, mas, infelizmente, eu acho que está chegando ao fim um pouco. A atitude predominante aqui agora, de um modo geral, parece ser a idéia de que o talento individual é a única solução para cada problema e que ter um ou dois craques em seu time é o suficiente para ver através de você.

Por que você acha dessa mudança surgiu?
Eu não acho que nós estamos fazendo as coisas certas a nível da juventude: Tenho a impressão de que as pessoas estão mais preocupados em ganhar títulos do que com o desenvolvimento de jogadores completos. Como há muito talento aqui, podemos ser levados a pensar que os jogadores aparecem do nada. E, claro, os gostos de Neymar, Ganso e Lucas provar que jovens talentosos estão ainda a emergir, mas poderíamos produzir ainda mais e os jogadores ainda melhores. Outro fator que tem impacto é o número de jogadores que deixam o Brasil muito cedo. Um monte de jovens foram deixando para lugares como a Ucrânia ou o Japão por anos e, com todo o respeito, você não vai estar jogando contra adversários de alto nível todas as semanas em que as referidas ligas. Idealmente, um jogador poderia ficar e construir um nome para si mesmo no Brasil ou, se fosse para sair, ele ia a um mais forte da liga.

Barcelona Pep Guardiola tornou-se sob os expoentes arquetípicas do futebol passa se referiu. Como grande parte desse time você pode traçar de volta para o lado do Barça que jogou em menos de Frank Rijkaard?
Barcelona é um clube onde a mudança das equipes, de acordo com os jogadores que têm, mas a cultura permanece a mesma. Guardiola era perfeitamente capaz de aprimorar o estilo de passagem, como ele é alguém que está imerso nessa cultura. A maior diferença entre esta equipa ea nossa é que esse lado tem jogadores com essas características em todas as posições, enquanto nós só tivemos quatro ou cinco. É incrível, mesmo quando os jogadores mais habilidosos do Barça olhar propensos a perder a posse eles ainda preferem tentar e passar a bola, ao invés de tomar alguém. E para fazer isso você não só precisa de qualidade, você precisa a mentalidade certa também.

Você jogou ao lado de Lionel Messi no clube nível e Cristiano Ronaldo na cena internacional. Qual é a sensação de ter visto de longe o que esses dois vêm conseguindo nos últimos anos?
Ambos são jogadores incríveis, os dois melhores do mundo por uma distância. Seus estilos são diferentes, mas tenho que a mesma habilidade para pegar seus oponentes de surpresa. O Cristiano tem um poder incrível e uma natureza extremamente competitiva, enquanto Messi é qualidade pura, com os movimentos que ele faz o que parece ser sempre o mesmo, mas que ninguém chega perto de parar. O que me surpreende é que eles se tornaram jogadores que criam um monte de outros, bem como marcando tantos si. É claro que quando eram mais jovens que eu já podia ver que ambos eram um corte acima, mas eu tenho realmente impressionado pela forma como eles conseguiram manter seus padrões de tanto tempo sem nunca descansar sobre os louros. Eles estão sempre quebrando novos recordes, alguns dos quais parecia impossível.

E hoje em dia, você está testemunhando aumento primeira mão Neymar no jogo do Brasil. Na sua opinião, como é que ele atualmente se comparam com jogadores de classe mundial como Messi e Ronaldo?
Neymar, na minha opinião, está agora no mesmo nível. Algo que ele tem em comum com os dois é a capacidade de marcar gols tantos sem ser um fora-e-out centro-avante. Eu acho que se ele estava no Real Madrid ou Barcelona, ​​ele seria ainda mais eficaz do que ele é agora, porque ele teria melhores jogadores ao seu redor e uma melhor estrutura de apoio. O que você precisa levar em conta são as proporções: por um lado a norma técnica no Brasil claramente não é tão elevado como na UEFA Champions League semi-final, mas por outro lado há problemas diferentes para resolver. Não é fácil ou mais difícil: é apenas diferente. Na minha opinião, falando em termos de técnica por si só, Neymar está em pé de igualdade com Messi ou Cristiano.

Como alguém que tem duas medalhas vencedores da Liga dos Campeões ", como é que a participação na Copa Libertadores comparar?
São dois desafios completamente diferentes. Mas, falando honestamente, é difícil para um grande clube como o Fluminense ganhar a Libertadores do que para um grande clube europeu a vencer a Liga dos Campeões. É uma simples questão de probabilidade: não há muito que escolher entre Flu e os gostos do Corinthians, Santos, Internacional, Boca Juniors ou Universidad de Chile. Há pelo menos dez equipes que são candidatos claros para o título, enquanto na Europa há apenas cinco ou seis. Claro que, particularmente nos últimos estágios, o padrão técnico na Liga dos Campeões é maior, mas, para um grande clube, a Libertadores é mais difícil de vencer.

Tendo apreciado tanto sucesso em solo europeu, você sente que você é tratado com um certo respeito agora você está de volta na América do Sul?
Sim, para ser sincero, eu sinto que eu tenho respeito. Isso porque nos últimos anos aqui em pessoas da América do Sul têm vindo a acompanhar o futebol europeu mais perto do que eles fazem na Europa. (Risos) Eu sei que as pessoas admiram a carreira que eu esculpido por mim mesmo no exterior, mas também sei que a admiração só dura até a hora de entrar em campo. Uma vez que o árbitro apita, todo mundo esquece tudo o resto. (Risos)
Previous
Next Post »